-
Arquitetos: JAI Architect & Interior
- Área: 290 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Soopakorn Srisakul
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto surgiu da necessidade de um casal de designers fundadores do escritório "COFOUNDER STUDIO" começarem sua vida a dois em um lugar que fosse ao mesmo tempo sua casa e seu local de trabalho. Eles chegaram aos arquitetos com um pequeno lote retangular e queriam que a proposta comportasse duas pessoas e um cachorro bem animado.
A principal característica desta casa é o plano em concreto aparente que se desenvolve acima do volume da garagem. O arquiteto decidiu colocar a garagem na frente da casa e, então, envolver a casa com vegetação. Uma pequena porta de entrada fica escondida no lado direito da garagem e cria um pequeno percurso até a área de serviço, que fica atrás de uma cerca de concreto, e até um pequeno jardim privativo.
Uma cobertura suspensa conduz os convidados da garagem para o hall de entrada. O material translúcido da cobertura inunda a casa com muita luz durante o dia todo. As ripas de madeira na parte superior permitem uma boa ventilação, além de proteger da chuva este corredor de pé-direito duplo. O acesso ao escritório é feito pela esquerda, enquanto à direita tem-se a entrada para a parte residencial passando pela cozinha.
Uma grande parede em blocos de vidro permite a passagem de luz natural para o escritório, dispensando a necessidade do uso de luz artificial durante o dia, ao mesmo tempo que proporciona um ambiente de concentração e privativo. Grandes aberturas foram colocadas em lados opostos da casa para permitir a ventilação cruzada. O desenho das portas de correr piso-teto permite que o casal tenha visão mútua a partir de vários pontos da casa.
A galeria de exposição está localizada na parte oeste da casa, e liga-se à área do escritório, podendo ser adaptada para um sala de relaxamento. Estas grandes portas de vidro deslizantes criam uma sensação de continuidade entre o interior e o jardim da casa e, também, trazem um ar sereno ao espaço. Na cozinha, que serve como um espaço de convívio, as portas de correr do pátio criam conexões visuais e permitem a ampliação do ambiente para o exterior da casa. Ao lado da cozinha, existe uma escada com degraus em balanço que é o único acesso para a parte privativa da residência.
O pavimento superior é dividido em duas partes: os fundos e a frente do lote. O quarto principal é colocado na parte de trás, a localização com mais privacidade do terreno. Ele pode ser acessado por um pequeno e bem iluminado corredor com vista para o hall de entrada. Uma parede de blocos de vidro à direita do corredor permite que a luz do sol chegue a um closet estreito atrás dela. Na parte dianteira, há um depósito para se guardar equipamentos, bicicletas, skate e equipamentos de hobbies.
A forma simples desta casa busca satisfazer tanto estética quanto funcionalmente as preferências e necessidades dos moradores. A escolha dos materiais visa fornecer o melhor desempenho térmico. A fachada oeste de concreto aparente ajuda na redução do calor dentro da casa, enquanto as ripas de madeira e grandes janelas são utilizadas para facilitar a ventilação cruzada e proporcionar o conforto térmico. Em oposição ao uso de materiais pesados e combinação de cores, o jardim é suave e envolvente, apresentando um ambiente tranquilo que celebra a convivência entre a natureza, o espaço, a arquitetura e os três moradores, que se fundem em um.